126923-energia-renovavel-na-construcao-civil-entenda-sua-importancia

Energia renovável na construção civil: entenda sua importância

Durante a COP22 (22ª Conferência das Partes) foram estabelecidas metas para cada uma das nações participantes com o objetivo de frear o aquecimento do planeta. As mudanças climáticas poderão afetar a geração de energia no Brasil.

Para isso, o país se comprometeu com a elevação da participação da energia renovável na matriz energética. Quer entender melhor o que é energia renovável, sua importância para a construção civil e os principais tipos utilizados no Brasil? Veja as informações que listamos para você:

Afinal, o que é energia renovável?

Energia renovável é toda energia advinda de recursos naturais que podem ser considerados ilimitados em um horizonte de tempo razoável, como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica.

No Brasil, a fonte de energia renovável mais conhecida, sem dúvidas, é a hidrelétrica. No entanto, esse tipo de empreendimento geralmente acarreta muitos problemas sociais e ambientais, devido às suas dimensões. Assim, novas fontes de energias renováveis têm ganhado maior relevância. Vamos conhecer algumas delas:

Energia solar

A energia solar é uma das mais conhecidas entre as formas de energia renovável. Os raios solares podem ser usados de forma direta, para aquecimento de água, ou de forma indireta, produzindo energia elétrica por meio do uso das células fotovoltaicas. As placas são instaladas nas coberturas das edificações ou mesmo em áreas planas do solo, desde que se garanta que o sistema não fique encoberto por outras construções.

Em um país de clima tropical como o nosso, salvo raras exceções, é possível se obter bons níveis de geração de energia durante todo o ano. Os custos de instalação ainda são elevados, mas é esperado um benefício em longo prazo. Além disso, o desenvolvimento das tecnologias e a oferta cada vez maior tendem a reduzir os custos de instalação nos próximos anos.

Energia eólica

A energia eólica é aquela que converte a força dos ventos em eletricidade. O uso dessa fonte de energia tem crescido muito no Brasil. Por meio de turbinas, a força dos ventos é convertida em energia mecânica e, posteriormente, em energia elétrica. Hoje em dia, novas tecnologias têm sido estudadas, tornando as turbinas mais eficientes.

Apesar da quantidade produzida ainda representar apenas 7% do total da economia consumida no país, somos o maior produtor de energia eólica da América Latina e o 5º a nível mundial. A região Nordeste é disparada o maior destaque do país. As condições favoráveis de vento e a escassez de fontes hidrelétricas fazem com que 50% da energia produzida na região seja devido aos ventos.

Biomassa

A biomassa nada mais é do que toda matéria orgânica, de origem vegetal ou animal, utilizada na produção de energia. A energia é produzida a partir da combustão desse material em fornos ou caldeiras. A biomassa é renovável e tem baixo custo.

Além disso, a biomassa tem duplo caráter ambiental, pois, além de gerar menos poluentes, permite o aproveitamento de resíduos, como o bagaço e a palha da cana, lenha, papel, papelão, entre outros materiais que seriam descartados.

Qual é a importância da energia renovável para a construção civil?

De acordo com o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), em 2015, apenas 11,51% da energia produzida no Brasil veio de uma das três fontes apresentadas (solar, eólica e biomassa). Em paralelo, estima-se que 70% desse consumo venha das cidades e que, até 2020, 90% da população brasileira viverá em áreas urbanas.

Nesse contexto, a disseminação de técnicas de emprego de fontes energéticas alternativas no setor da construção civil pode impactar significativamente o consumo do país.

E mais: o emprego dessas tecnologias ainda agrega valor aos empreendimentos e garante economia em longo prazo. Agora que você já conheceu as principais fontes de energia renovável utilizadas no Brasil, o mais importante é se manter atualizado às novidades do mercado e às novas técnicas e tecnologias construtivas.

Consultar boas fontes de informação é um fator chave para o desenvolvimento contínuo. Assine nossa newsletter e mantenha-se sempre informado por quem entende do assunto!