82953-x-aplicativos-para-desenho-da-instalacao-eletrica-de-uma-pequena-obra

8 aplicativos para lhe ajudar na área elétrica

Praticamente toda a rotina da engenharia elétrica já pode ser realizada com o auxílio da tecnologia. Tablets e celulares transformaram-se em ferramentas de trabalho indispensáveis no canteiro de obras, concedendo mobilidade aos trabalhos.

Pensando em te ajudar a modernizar sua construção, separamos abaixo 8 aplicativos que você precisa conhecer!

Descubra:

1. Facilite os cálculos

O app ElectroCalc promete facilitar os cálculos na hora de desenhar os circuitos elétricos. O aplicativo conta com vários tipos de cálculos específicos da área, sendo uma forte ferramenta de bolso para eletricistas, eletrotécnicos e engenheiros. Desde funções mais complexas até as mais simples, o ElectroCalc te ajuda a fazer o cálculo de resistências, Lei de Ohms, dimensionamentos em geral, entre outras funções que vão tornar sua vida mais fácil.

O app Electrical Pro é útil para profissionais de manutenção elétrica. Com ele, você pode calcular falhas de corrente, fator de potência ou fator de impedância elétricas dos seus cabos. Seus resultados poderão ser enviados por e-mail para uma análise.

3. Dimensionamento correto dos condutores elétricos

Cálculo — Condutores Elétricos é um app que usa como base a norma NBR 5410 para auxiliar sobre o melhor material condutor e tipo de isolação para determinada instalação. Os cálculos do app indicam qual é a melhor orientação para instalar o número de condutores carregados, tipo de isolação e o material condutor.

O app BE-A-BÁ da Elétrica funciona como um guia prático na área da elétrica. Ele fornece resumo de normas e catálogos de produtos de diversos fabricantes. É uma ferramenta de dimensionamento de barras de cobre, dimensionamento de cabos, dados e partidas de motores elétrios.

4. Trabalhos com circuitos elétricos

Para quem é apaixonado por circuitos elétricos, o Droid Tesla é o app ideal. Com ele, você poderá desenhar, simular, testar e analisar o funcionamento dos circuitos antes mesmo de fazer a implementação deles. É possível contar com elementos de circuitos não lineares e lineares como condensadores, BJT – Transistor de Junção Bipolar, transístores e outros.

Fazer a simulação de um circuito elétrico nunca foi tão fácil. Com o app iCircuit, você poderá desenhar os circuitos e acrescentar elementos, como fonte de corrente e outros, para testar os resultados antes de fazer sua instalação elétrica.

5. Cálculos com o uso de aplicativos para desenho da instalação elétrica

O app Engenharia Elétrica reúne em um só lugar funções importantes: gerar fórmulas elétricas, calcular a potência, a resistência, a carga, o trabalho e a corrente elétrica. É ideal para estudantes de engenharia elétrica, por fornecer dados mais simples para pesquisa.

6. Conversão sem erros

Quem precisa converter unidades — tais como kVA, Ampères, Volts, kW e fator de potência — pode utilizar o kVACalculator. O aplicativo ainda considera as redes trifásicas ou monofásicas na hora de fazer a conversão, facilitando ainda mais a consulta dos dados.

7. Conclusão

Desenvolver a instalação elétrica de um projeto é parte importante de uma obra. São muitos cálculos diferentes que precisam ser feitos e vários equipamentos necessários para nivelar painéis e quadros elétricos. Por isso, utilizar aplicativos para desenho da instalação elétrica pode te garantir mais tempo para desenvolver outras atividades e gerar confiabilidade no projeto!

Saiba como melhorar ainda mais as instalações elétricas nas suas obras, leia também nosso post sobre materiais elétricos e descubra como eles te ajudarão a reduzir custos e aumentar a qualidade da sua construção!