entenda-a-transformacao-dos-canteiros-de-obra-com-o-uso-de-tecnologias

Entenda a transformação dos canteiros de obra com o uso de tecnologias

A construção civil se mistura com a história da humanidade. Obras históricas como o Coliseu, de Roma, e a Acrópolis, na Grécia, são a prova disso.

Mas o modus operandi nos canteiros de obras em todo o mundo mudou muito nos últimos anos, especialmente em razão da adoção da tecnologia na construção civil.

E essa transformação nos canteiros de obras é justamente o mote para o nosso artigo de hoje. Nele, listamos alguns exemplos de mudanças positivas que o uso da tecnologia na construção civil tem trazido para todas as etapas de execução de obras. Confira!

Melhorias nas relações custo x benefício

Um dos principais impactos positivos da inserção de ferramentas tecnológicas na construção civil foi, sem sombra de dúvidas, a melhora nos custos.

Smartphones e tablets introduzidos nos canteiros propiciaram um gerenciamento mais efetivo do projeto e das etapas construtivas em campo, bem como o desenvolvimento do fluxo de informações no canteiro.

Isso resultou em um controle de estoque e de fornecedores mais efetivo, dando espaço para compras com uma melhor relação custo x benefício e tornando a empresa mais competitiva e econômica.

O próprio Autocad 360 representou um avanço para a economia na obra. Ele permite mobilidade e praticidade na análise de problemas pontuais de projeto e execução, com a leitura e análise, no próprio canteiro, de projetos na extensão dwg e dxf, permitindo até mesmo que o profissional faça suas anotações em campo.

Avanços na gestão de pessoas

Outro avanço resultante da introdução de tecnologia na construção civil é a melhoria na gestão de pessoas.

Aplicativos como o Mobuss e Sienge invadiram os canteiros, permitindo aos gerentes de obras uma gestão praticamente simultânea de todos os serviços em execução e equipes envolvidas.

Isso resultou num acompanhamento mais preciso das frentes de trabalho, tendo como consequência o aumento da produtividade e redução de retrabalhos.

O Construct App é outro exemplo de aplicativo que alavancou a gestão de pessoas no canteiro, possibilitando uma interface amigável para o trânsito e debate de informações da obra em um só lugar.

Impactos sobre as questões de segurança do trabalho

A segurança do trabalho é um tema fortemente perseguido pelas empresas da construção civil, afinal, o número de acidentes de trabalho nesse setor ainda é elevado.

A presença da tecnologia na construção civil também impactou positivamente. O uso da modelagem BIM (Building Information Model), por exemplo, permitiu mudanças significativas nos canteiros no que se refere à questão da segurança.

Com o uso dessa tecnologia, a possibilidade de simular realidades virtuais na obra, inclusive de situações de riscos à saúde e segurança do trabalhador, possibilitou um grande avanço, levando à adoção de medidas preventivas mais precisas.

Como você pode perceber, o uso de tecnologia nos canteiros de obras é um caminho praticamente sem volta, afinal, as repercussões positivas sobre o resultado final são inegáveis, resultando em construções mais eficientes, seguras e enxutas!

E agora, sente-se apto a defender a importância da tecnologia na construção civil em seu canteiro de obras? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter: você receberá excelentes conteúdos para estar sempre em dia com as melhores práticas do seu setor!